terça-feira, 30 de outubro de 2012

O NIQAB HIJAB E BURCA. ENTENDA A DIFERENÇA.


Gostaria de falar um pouco sobre um assunto que até hoje causa uma certa confusão na cabecinha do povo ocidental que não sabe exatamente o que significa Niqab, pra que serve e porque se usa.. Assim como não entende que a Burca de redinha é exclusiva de países regidos por radicais como o Afeganistão apenas, pois seu símbolo é talibã e o seu uso se restringe apenas a zona dos talibãs, ou seja, a burca azul de redinha não é usual no Paquistão ( exceto na fronteira ) e em outros países árabes... O hijab é a forma mais branda da utilização do véu islâmico mas nem mesmo isso as pessoas sabem identificar. 


Estou aqui pra esclarecer essas duvidas de uma vez por todas ;-) e mostrar para vocês as fotos de cada peça com a descrição de cada um. Vamos lá...






O NIQAB:


Niqab (em árabe: نِقاب, "máscara") é um véu  que cobre o rosto e só revela os olhos, usado por algumas mulheres muçulmanas; o niqab pode cobrir também os olhos com um tecido transparente. Geralmente é feito de algodão ou poliéster, tendo no preto a sua cor mais comum.






É frequente nos países da Península Arábica, mas também pode ser encontrado em outros países de tradição religiosa muçulmana. As mulheres que o usam são chamadas de niqabi ou munaqaba.

Não são claras as origens históricas do niqab, mas é provável que ele já existisse na Península Arábica antes do nascimento do Islão.





As diferentes escolas de jurisprudência islâmica apresentam perspectivas diversas em relação a esta peça de indumentária. Ele pode ser encarado como fard (obrigatório) ou sunnah (recomendado) ou até mesmo algo que não deveria nunca ser usado por ser perigoso. O niqab é considerado obrigatório pelos salafis, a corrente muçulmana dominante na Arábia Saudita, e é recomendado por outros grupos sunitas e xiitas, por ser compatível com o hijab, o código de vestuário do Islã.


Allah diz no Alcorão : "Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às esposas dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas. Sabei que Allah é Perdoador, Misericordiador”. [Al-Ahzab 33: 59]





 



O HIJAB:














Hijab  é o conjunto de vestimentas preconizado pela  doutrina islâmica. No Islã, o hijab é o vestuário que permite a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda "o véu que separa o homem de Deus". O  termo "hijab" é, por vezes, utilizado especificamente em referência às roupas femininas tradicionais do Islã, ou ao próprio véu.
O hijab é usado pela maioria das muçulmanas que vivem em países ocidentais. 


HIJAB = VÉU   mas este se limita a cabeça e tem por finalidade ocultar apenas o cabelo, deixando o rosto da muslimah em evidência.

A questão do “hijab” ou véu islâmico é um ponto polêmico para os não-muçulmanos (e até para alguns muçulmanos). Em primeiro lugar deve-se definir o uso do termo “véu islâmico”.
Este termo frequentemente assume vários significados que vão desde a colocação de um lenço para cobrir os cabelos até um véu, no sentido real da palavra, cobrindo o rosto da muçulmana. Deve-se ressaltar que a maioria dos estudiosos muçulmanos não consideram obrigatório cobrir o rosto, baseados em interpretações dos versículos do Alcorão e em um "hadith" do profeta (SAWS) que diz que a muçulmana deve cobrir todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos (e eventualmente também os pés). Entretanto uma minoria considera a cobertura do rosto obrigatória ou pelo menos altamente recomendável. De qualquer forma nada impede que a muçulmana cubra o rosto se assim desejar, por acreditar que fica menos sujeita ao assédio ou se considerar que é um dever religioso.
A definição de “hijab” ou véu islâmico adotada aqui seria a cobertura de todo o corpo da mulher com exceção do rosto e das mãos. Existem duas correntes básicas com relação ao tipo adequado de "hijab" e se baseiam em interpretações diferentes do significado da palavra árabe "jalabib", plural de "jilbab" no versículo corânico referente ao uso do "hijab".

"Ó Profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas e às mulheres dos crentes que (quando saírem) se cubram com suas "jalabib", ..."
(Alcorão surata 33:59)

Uma se apega ao significado de "jalabib" no período da revelação corânica, que tinha um sentido amplo e não se referia a um modelo específico de vestimenta. Sendo assim, entendem que qualquer vestimenta que não seja justa e/ou transparente, e que cubra o corpo da mulher com exceção do rosto e das mãos, pode ser usada pela mulher muçulmana, não havendo também qualquer especificação quanto à cor da roupa, embora o uso da cor branca, por estar relacionada à pureza e ser mais agradável aos olhos, tenha sido recomendada pelo profeta Muhamad (SAWS) para homens e mulheres.

Considerações Finais Sobre O Uso do "Hijab":

O uso do “hijab” se torna obrigatório para toda muçulmana quando ela atinge a puberdade, seja ela solteira, casada, divorciada ou viúva e não está vinculado à vontade dos homens da família. Aliás é necessário enfatizar aqui que também não cabe aos homens da família “liberar” as mulheres de tal obrigação, ela existe independente de suas opiniões pessoais.







A BURCA:
 
 



 
A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos. É usada pelas mulheres do Afeganistão.
O seu uso deve-se ao facto de muitos muçulmanos acreditarem que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, como Haddit e Sunnah, exigem a homens e mulheres que se vistam e comportem modestamente em público. No entanto, esta exigência tem sido interpretada de diversas maneiras pelos estudiosos islâmicos e comunidades muçulmanas; a burca não é especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith. A comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2.000, impôs seu uso no país.
Para alguns estudiosos, o Hadith fala de cobrir completamente o corpo das mulheres, enquanto outros interpretam que é permissível deixar o rosto, mãos e ocasionalmente pés descobertos.
 




"E dize às crentes que baixem suas vistas e custodiem seu sexo e não mostrem seus ornamentos - exceto o que deles aparece - que estendam seus cendais sobre seus decotes. E não mostrem seus ornamentos senão a seus maridos, ou a seus pais ou aos pais de seus maridos ou a seus filhos ou aos filhos de seus maridos ou a seus irmãos ou aos filhos de seus irmãos ou aos filhos de suas irmãs ou a suas mulheres..." (Sagrado Alcorão - 24:31)   
Realmente o uso da burca não esta mencionado no Haddith do profeta, já que que o alcorão manda apenas cobrir os ornamentos e não o rosto e os olhos.
 O profeta (SAWS) diz que a muçulmana deve cobrir todo o corpo, com exceção do rosto e das mãos (e eventualmente também os pés). Entretanto uma minoria considera a cobertura do rosto obrigatória ou pelo menos altamente recomendável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário